
Por que nos tornamos dependentes?
Abandono afetivo
Um dos fatores que podem levar à dependência emocional é a vivência de abandono afetivo por parte de familiares ou figuras importantes durante o seu desenvolvimento emocional, causando diversos danos psicológicos que podem desencadear essa dependência. Pode ocorrer até mesmo que você não esteja consciente de ter vivenciado alguma situação de abandono, tornando o quadro ainda mais complexo.
Excesso de proteção
O excesso de proteção também é um fator significativo para o desenvolvimento da dependência emocional. Ser aceita, cuidada e amada gera sentimentos positivos e acolhedores, não é mesmo? Contudo, quando esse cuidado e proteção se tornam excessivos, podem causar um desenvolvimento emocional frágil e dependente. Isso acontece porque você pode passar a acreditar que não é capaz de lidar com a vida de forma autônoma, especialmente se não teve muitas oportunidades para aprender a ser independente. Como consequência, surge uma imaturidade emocional que te deixa vulnerável em situações futuras.

Baixa autoestima
A baixa autoestima também está entre os principais fatores que contribuem para a dependência emocional. Quando temos uma percepção negativa de nós mesmas, tendemos a valorizar excessivamente as necessidades e opiniões do outro, negligenciando as nossas próprias. Assim, focamos muito mais no quanto a outra pessoa é importante para nós do que o quanto somos importantes para ela. Desta forma, você acaba passando por cima das suas próprias necessidades e limites, se submetendo a qualquer circunstância para não perder o afeto ou atenção dessa pessoa, mesmo que sejam migalhas que te custam a dignidade, a saúde emocional e até mesmo a sua integridade física.
Cultura machista
Além disso, vivemos em uma cultura estruturalmente machista que introjeta a crença de que o que consolida a vida de uma mulher é estar ao lado de um homem protetor e provedor que a ame de verdade. A partir disso, aprendemos a priorizar os relacionamentos afetivos e não buscar sentido ou realização em outras áreas da vida, diferente do que geralmente acontece com os homens. Assim, desenvolvemos um grande medo da solidão, com a sensação de que, se não tivermos alguém para dividir a vida, envelheceremos solitárias e desamparadas E aí, nos apegamos desesperadamente a alguém como se qualquer presença fosse melhor do que enfrentar a vida sozinha.
Ciclo de relacionamentos abusivos
Por último, vale mencionar o ciclo vicioso dos relacionamentos abusivos que, dentre inúmeros danos, também geram dependência emocional devido aos abusos sofridos. A autoestima e a autonomia são geralmente destruídas por esse tipo de relacionamento, fazendo com que a pessoa acredite que não é possível viver fora daquele relacionamento.
-
Estes são alguns dos principais fatores que podem levar você à dependência emocional. Ter consciência deles é o primeiro passo para entender as raízes do que você está vivenciando agora. Embora sejam questões complexas, com o acompanhamento psicológico adequado é possível superar a dependência emocional e se fortalecer para seguir em frente.